{{fa>map-signs?32&align=left}} Nota de esclarecimento
Nota de esclarecimento emitida pela **Fundação Hospital Santa Lydia**. Publicação editada em: ~~LASTMOD~~.
====== Nota de Esclarecimento ======
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Segue texto conforme especificado pelos signatários.
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O Hospital Santa Lydia vem cumprindo um papel essencial no enfrentamento do
COVID-19 em nossa cidade e região, especialmente agora com o foco no
atendimento de pacientes SUS.
Mas não é só, pois temos tradição e respeito na comunidade, no que tange o
atendimento de oncologia infantil, na enfermaria, UTI infantil e neonatal, que
continuam funcionando, sob estritas condições de biossegurança.
Por esses motivos, sentimos a necessidade de melhor esclarecer algumas
informações sobre os protocolos adotados neste período de pandemia.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, o Hospital Santa Lydia recebe
pacientes com várias enfermidades, inclusive, com COVID-19. Isso vinha
acontecendo como todas as outras as unidades médico-hospitalares, seja de
pacientes com ou sem diagnóstico. Nem por isso, os hospitais deixaram de
atender pacientes imunodeprimidos, a rigor da adoção de outras medidas de
biossegurança.
Reforçamos nossas alas adultas, com abertura de mais leitos e realocamos
alguns serviços (consultas de cardiologia, cirurgias eletivas, etc.), para cumprir
com a nossa missão e salvar vidas neste delicado momento.
Com a especialização de atendimento de pacientes adultos exclusivamente com
COVID-19, temos ainda mais condições de reforçar e redobrar os cuidados.
Passamos a explicar como estamos funcionando.
Nenhum paciente com COVID-19 chegará ao Hospital sem regulação ou sem
prévio aviso. Ou seja, será sempre conduzido por ambulância com equipe para
deixá-lo e outra para recebê-lo, com maca ou cadeira de rodas, intubados em
ventilação mecânica ou utilizando máscara cirúrgica. Tal conduta reduz a
dispersão de partículas infectantes.
O fluxo da entrada é bloqueado para a admissão exclusiva do paciente com
COVID, a fim de que nenhum outro paciente ou acompanhante circule na
recepção simultaneamente, sendo este setor liberado em seguida. Essa
passagem de pacientes com COVID-19 nas áreas comuns durará poucos
segundos e sempre haverá uma equipe (que reforçamos) para garantir que
entrem em adequado isolamento dentro das áreas reservadas do Hospital.
Mesmo assim se os pacientes imunodeprimidos/ familiares preferirem, ou se
sentirem mais seguros, podem realizar a passagem através da entrada de
serviços.
Em um segundo momento, que já está em fase de testes, os pacientes regulados
com COVID, entrarão pela entrada do ambulatório, conexa ao Bosque Municipal,
desta forma, isolaremos a entrada principal apenas para pacientes sem COVID.
Ainda assim, o espaço é constantemente desinfectado segundo rigorosas
normas de controle.
Para reforço, condicionamos que todos os pacientes e acompanhantes usem
máscara para segurança pessoal, além de oferecemos dispensadores de álcool
gel, bem como promovemos políticas que evitem a aglomeração na recepção.
A área de oncologia infantil segue em um espaço separado/ isolado e não há
contato direto com pacientes com o novo coronavírus, assim como toda equipe
assistencial são exclusivas e dedicadas as nossas crianças.
O primeiro andar está com a ala de enfermaria e UTI infantil/ neonatal
estruturada. A equipe que trata de nossas crianças não atende, em nosso
Hospital pacientes com COVID-19. Dedicamos equipes especialmente para
atendimento infantil e neonatal.
Ainda no primeiro andar, em uma enfermaria isolada, com barreiras sanitárias
devidamente aprovadas, pelas normas rígidas da Comissão de Controle de
Infecção Hospitalar, atendemos pacientes com COVID curados (não estão mais
em processo contagiante, embora continuem precisando de assistência). São 10
(dez) leitos nessa condição.
No segundo andar, temos 30 (trinta) leitos de enfermaria e mais 10 (dez) leitos
de UTI, todos para pacientes com COVID-19. No terceiro andar, mais 7 (sete)
leitos de UTI para pacientes com COVID.
O Hospital Santa Lydia através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar
considerou todas as regulamentações e legislações vigentes de biossegurança
para criar a estrutura de atendimento e de fluxo de acesso dos pacientes,
recebendo inclusive visita recente da Vigilância Sanitária. Na sexta, 25/07,
recebemos um representante dos pais das crianças aqui internadas juntamente
com o membro do Conselho Tutelar e expusemos todos os protocolos adotados.
Tivemos em audiência com o Ministério Público Estadual, na Promotoria da
Saúde Pública (com o Dr. Sebastião Sérgio da Silveira) no dia de ontem, 27/07,
esclarecendo todas estas questões e reforçando os protocolos
institucionalizados.
Estamos preocupados com a saúde de todos e redobramos os cuidados para
que nossa equipe e pacientes consigam permanecer nesse espaço com a maior
segurança possível.
Agradecemos a compreensão e, juntamente com nossa diligente equipe, que
não mede esforços para lutarmos na superação deste difícil momento.
Atenciosamente,
•
**Marcelo Cesar Carboneri**\\
Superintendente
**Dr. Lucas Agra**\\
Médico Infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar
**Dr. Luciano Bertipaglia Fiori**\\
Diretoria Médica (interina)
**Enfermeira Silmara Miamoto**\\
Coordenadora de Enfermagem do Hospital