Tabela de conteúdos

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Dúvidas

Segue abaixo uma lista de perguntas e respostas comuns a pacientes e colaboradores.

O que pode acontecer se o paciente tomar medicamento sem prescrição médica?

Qual a diferença entre medicamentos Referência, Genérico, Similares?

Alimentos podem prejudicar a ação dos medicamentos?

Sim, alguns medicamentos quando ingeridos com certos alimentos podem ter sua ação modificada, por meio da diminuição ou aumento do efeito esperado, também pode ocorrer a exacerbação de um possível efeito colateral. Quando um medicamento não puder ser ingerido com alimento, ele deve ser tomado em jejum ou de estômago vazio (1 hora antes ou 2 horas após a refeição). A não ser que seu médico ou farmacêutico lhe oriente de outra forma, os medicamentos devem ser tomados com água. Não tome medicamentos com bebidas alcoólicas, leite, refrigerantes e também bebidas quentes como chás.

Exemplos:

No caso de exame de urina, tem que ser a “primeira da manhã”?

Preferencialmente sim e a critério do seu médico, mas se não for possível, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, mas com um cuidado antes do exame: permanecer 4 horas sem urinar. Para exames de cultura de urina. o material deve ser colhido no laboratório.

É necessário desprezar o primeiro jato de urina no momento da coleta?

Sim, é extremamente importante. O primeiro jato de urina traz células, secreções e bactérias da flora normal que podem estar presentes na uretra. Principalmente no exame de cultura de urina (utilizado para identificar infecções) é importante que o material a ser examinado não esteja “contaminado” com material uretral. Coletando o jato médio é quase certo que o laboratório estará recebendo para análise apenas o material que estava na bexiga.

Água “quebra” o jejum?

Não. Mas convém toma-la com moderação. O excesso interfere nos exames de urina.

Remédios interferem em exames laboratoriais?

Geralmente sim. Os antibióticos, anti-inflamatórios e antiagregantes, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue como o de agregação plaquetária e os pré-operatórios. Portanto a utilização de qualquer medicamento deve ser informada ao atendente do laboratório antes da realização do exame. Vale lembrar que somente o médico poderá prescrever a suspensão de um medicamento.

Fumar antes do exame, pode?

Em alguns casos não. A utilização do cigarro antes da realização do exame infere diretamente em exames como os de agregação plaquetária, curva glicêmica e glicemia. Nesses casos não fume antes do exame laboratorial.

Quando devemos fazer um Exame de Laboratório?

Após exame clínico, o médico assistente solicitará exame complementar para confirmar ou afastar o diagnóstico inicial. Poderá ser requerido, ainda, com objetivo de detectar precocemente determinada doença e/ou identificar fatores de risco, ou para monitorar evolução de doenças existentes.

Posso beijar, abraçar, sentar na cama do meu parente?

O carinho, contato físico, é bem-vindo e importante para o paciente, desde que se tomem as devidas precauções de lavar as mãos e usar aventais e luvas nos casos recomendados. Nesses casos especiais, a equipe avisará se houver risco de contágios. A cama do paciente é exclusivamente do paciente.