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Hospital

O Hospital Santa Lydia foi instituído pela Fundação Ribeiro Pinto e inaugurado em 27/01/1960, com o propósito de atender principalmente crianças carentes de Ribeirão Preto e região, em um momento difícil para o pais devido ao surto de poliomielite e meningite.

Com o passar dos anos e a mudança do perfil epidemiológico do País, o Hospital Santa Lydia passou a ser um hospital geral, atendendo as diversas clínicas com ênfase ao atendimento pediátrico especificamente a UTI infantil e neonatal. Assim como outras clínicas como cuidados intensivos adulto e ortopedia.

A busca contínua por novas técnicas e a humanização sempre foram os ideais de seus gestores que fizeram do Hospital Santa Lydia uma referência reconhecida e respeitado pela sociedade. Sempre aberto à comunidade acadêmica permitiu a formação de reconhecidos profissionais de saúde que atuam nas mais diversas e importantes instituições de saúde do país.

Garantir atenção à saúde tendo como prioridades a humanização, excelência na prestação de serviços, multiplicação de conhecimentos e desenvolvimento de novas tecnologias de forma sustentável.

Ser referência pela excelência na prestação de serviços em saúde, ensino, pesquisa e Gestão em Saúde, buscando a melhoria contínua da qualidade.

Humanização, Ética, Compromisso Social, Educação permanente, Transparência nos processos, Trabalho em Equipe, Valorização dos colaboradores e Interface com a sociedade.

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

A Comissão é composta por representantes das áreas médicas, enfermagem, farmácia, laboratório e área administrativa. Atua evitando a transmissão direta ou indireta das infecções dentro do conceito de que seu controle é a excelência do serviço. Preocupamos com o controle de infecção hospitalar oferecendo um serviço de alto padrão aos usuários. O objetivo da comissão é manter os índices de infecções nos valores considerados aceitos pelo Ministério da Saúde, segundo rigorosamente normas e portarias específicas da Vigilância Sanitária, promovendo ação de prevenção às infecções mantendo qualidade dos serviços prestados para a população e recuperação de seus pacientes. O trabalho de controle não envolve somente a comissão e sim o grupo de todos os colaboradores do hospital.

Comissão interna de prevenção de acidentes

A comissão é composta por membros eleitos pelos colaboradores e por membros nomeados pela administração da instituição. A comissão trata das questões relacionadas a acidentes e doenças decorrentes do trabalho, dentro do conceito promoção de saúde dos colaboradores, juntamente com o serviço de Segurança do Trabalho. Seus objetivos são:

  1. Analisar os eventos
  2. Trabalhar detecção de irregularidades,
  3. Realizar educação permanente;
  4. Promover a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho).

O hospital oferece atendimento multidisciplinar a prevenção e no tratamento de lesões e feridas complexas e difícil cicatrização.

A comissão fortalece o componente ético na prática de enfermagem, como orgão representante do COREN (Conselho Regional de Enfermagem), nas questões éticas e disciplina da profissão. Além de ter função educativa, consultiva e fiscalizadora, também assessoria nas questões éticas do exercício da profissão de enfermagem.

Tem como objetivo analisar a prática médica dentro dos conceitos éticos que normatizam o exercício da profissão.

A comissão tem como objetivo detectar ocorrências de efeitos adversos que podem comprometer a qualidade da assistência, avaliar adequações da história clínica de admissão, da evolução, da impressão diagnóstica desencadeada pela hipótese diagnóstica inicial e da terapêutica instituída.

A comissão de padronização tem a finalidade de prestar assessoria técnica ao setor de Suprimentos, fazendo a avaliação, seleção, monitoramento dos materiais e medicamentos, estabelecendo critérios para a utilização destes. O item a ser padronizado é avaliado de modo prático a partir da documentação de solicitação médica ou de teste do fabricante. A Comissão acompanha os testes e avalia as queixas técnicas, sempre dentro da perspectiva de manutenção dos padrões de segurança e qualidade, garantindo o uso racional dos recursos. As informações dos materiais analisados são registradas, formando um banco de dados da Comissão. A composição da comissão é multiprofissional das áreas médica, enfermagem, segurança do trabalho, educação permanente, suprimentos e CCIH.

Com o intuito de proporcionar ganhos terapêuticos e econômicos, otimizando os recursos materiais e financeiros disponíveis na Fundação, a Comissão de Padronização de Medicamentos do Hospital elaborou o Manual de Padronização de Materiais e Medicamentos.

Tem como objetivo identificar oportunidades de melhoria na confecção de prontuários, levando ações educativas e treinamento de toda equipe multiprofissional.

Tem como objetivo avaliar os pacientes com risco nutricional, indicando o suporte e direcionando a escolha da via de terapia.

Tem por objetivo promover ações divulgando a importância da segregação de resíduos gerados no hospital, minimizando o volume de resíduos infectocontagiosos, químicos, biológicos, visando minimizar o impacto ambiental.

Serviço de procura de órgãos e tecidos

A comissão tem como objetivo permitir a organização do processo de captação de órgãos melhor abordagem e acolhimento familiar, identificação dos potenciais doadores e melhor execução do processo.

O Hospital Santa Lydia busca através da Responsabilidade Social, representar na essência o que ela é, o que almeja ser e os valores que a norteiam,ou seja, sua identidade organizacional.

O termo “Responsabilidade Social” representa uma forma de gestão baseada na relação ética e transparente de uma organização para com a comunidade na qual está inserida.

Com esta crença a Fundação Hospital Santa Lydia investe nesta ideia com ações que beneficiam os seus clientes e colaboradores, oferecendo tratamento humanizado, valorizando sempre, em primeiro lugar o ser humano e priorizando a Qualidade de Vida.

Compromisso com desenvolvimento de ações preventivas que levam em conta o consumo consciente de recursos e consequente redução no impacto ambiental, como por exemplo: investimento, reformas e manutenção constantes na estrutura física do hospital, possibilitando transparência na visualização dos processos, transmitindo segurança aos nossos clientes e humanização do ambiente, além da acessibilidade atendendo normas técnicas referentes aos portadores de necessidades especiais.

Distribuição de canecas retornáveis, visando redução de copos descartáveis, conscientização do uso racional de energia elétrica, água, telefonia, minimizando impactos ao meio ambiente.

Otimização de processos e instalações com consequente redução de consumo. Gerenciamento de resíduos: Preocupação constante com descarte de resíduos hospitalares, com ações de coleta seletiva contando com estrutura diferenciada, desde a seleção de materiais até adequada coleta de resíduos químicos. Gerenciamento de recicláveis.

Comissão de Humanização Comissão Cultural;

Treinamento de Administração do Stress para colaboradores, visando melhora na qualidade de vida; Treinamentos comportamentais e motivacionsis com profissionais altamente especializados; Pesquisa de Clima Organizacional; Reuniões para direcionamento futuros e tomada de decisões.

Interface com a Sociedade

Contadores de História: grupo composto por voluntários que exercem trabalho com crianças na Pediatria, setor de Quimioterapia e alas; Ouvidores; Participação e apoio na rede SUS com o grupo de apoio espiritual.

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  • Última modificação: 05/06/2020 16:15
  • por edcaraujo